Livro Genealogia de Famílias Viamonenses- Famílias Cardoso da Silva e Vieira de Aguiar

Livro Genealogia de Famílias Viamonenses- Famílias Cardoso da Silva e Vieira de Aguiar

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Coronel Josué Silveira da Luz



Josué Silveira da Luz, foi intendente de Viamão,  faleceu em Itapuã, no dia 05/01/1921, de morte natural , aos  88 anos de idade. Foi casado com Constância Joaquina da Silveira, com  quem teve duas  filhas:

1- Maria Joaquina da Silveira, que  foi casada com Josué Luiz de Castro.
2- Vicentina Silveira da Luz, que foi casada com Ernesto Vieira de Aguiar.

RESUMO DO TESTAMENTO DE JOSUÉ SILVEIRA DA LUZ

" O escrivão declara que o coronel Josué Silveira da Luz encontrava-se com saúde e em seu perfeito juízo, diz ainda, que de sua própria e livre vontade fez este testamento pela forma seguinte: Primeiramente disse que como cristão católico que seu corpo logo que falecer seja envolto em hábito de cor preta e sepultado no cemitério público do povoado de Itapuã, que seu enterro se faça segundo a [?] e com decência relativa a sua pessoa e, que se digam por sua alma as missas como de costume. Em segundo lugar disse que institui por seus universais herdeiros os seguintes:
Deixa a sua filha Vicentina casada com Ernesto Vieira de Aguiar, ou quem por ela representar, a parte que lhe coube na casa de moradia junto ao Passo da Estância e todos os móveis de uso doméstico e terrenos que foram discriminados na ata de avaliações, para garantia da propriedade afim somente para que não fique a casa sem terreno.
Deixa a seu sobrinho e afilhado José Silveira da Luz Sobrinho, as terras que ainda possui no Passo das Pedras[...] em Porto Alegre, com casa de moradia, arvoredo e mais benfeitorias, tudo pela forma que houve no inventário e partilha por morte de sua finada  mulher dona Constância Joaquina da Silveira, isso é somente usufruto, depois de sua morte ficará pertencendo a sua mulher dona Arlinda e filhos fazendo (bom ?) os direitos ja vendidos, de 200 mil réis de avaliação.
Deixa a seu afilhado Josué Silveira da Luz Neto, com sua respectiva escritura o relógio e corrente de ouro e arreamento de montaria, conforme se achar e 4 contos de réis, para encaminhá-lo na sua educação.
Deixa a seus netos filhos de Vicentina, isto é a Jovelino 3 contos de réis, que nesta data já se acha em seu poder. E a José Luiz da Luz , 4 contos de réis, atendo a seus infortunios.
Deixa a seus netos Fausto Luiz da Luz e Maria Luiza Barcellos, 1 conto de réis a cada um, como lembrança, porque já se acham encaminhados na vida presente e o valor será extraído, do valor das casas, isto é, da metade das casas e terrenos que possui com seu genro Josué Luiz de Castro, no sexto distrito de Porto Alegre, lugar denominado Lamy, por compra feita a dona Maria Joana de Fraga. Sendo que o restante dos seus direitos, depois de vendidos, serão repartidos com seus afilhados de batismos, isto é, menos aqueles já contemplados nas disposições acima.
Deixa o seu retrato emoldurado  a sua filha Maria Joaquina da Silveira, por ser a filha mais velha e seu merecimento comprobatório.
Deixa a Francisco José Emilio, usufruto, enquanto viver, da casinha tapumes e mais benfeitorias, pela mesmo forma que tem gozado até aqui.
Deixa a sua filha de criação Manuela e a José da Silveira e em sua falta a sua mulher dona Marieta e filhos, as casas e benfeitorias no lugar de sua atual residência, denominado de Capão dos Cabritos, neste segundo distrito de Viamão e mais 1 conto de réis sobre a avaliação que sofrer os terrenos do mesmo lugar.
Deixa a seu comprade Antonio Soares de Souza e sua mulher dona Carmelita, 200 mil réis em dinheiro.
Deixa a cada uma das meninas filhas de José Silveira da Luz Sobrinho, que tiverem em sua companhia , no ato de seu desaparecimento, 1 conto de réis para cada uma.
Deixa 1 conto de réis em dinheiro para o asilo Santa Tereza, para ser entregue ao seu diretor.
Deixa a Israel Nunes da Silva, seu empregado no Potreiro Grande, uma pequena carreta de carga, uma junta de bois , duas vacas mansas e 500 mil réis.
Deixa 5 reses de corte para serem abatidas e distribuidas a pobreza no trigésimo  dia do seu desaparecimento, depois de celebrada a missa, que deverá haver pedindo a Deus o seus descanso eterno.
Disse mais, que deixa os bens que por sua morte se acharem, com obrigação de se  cumprir os seus legados  que também ficarem eternamente lembrados.
Que para testamenteiros, nomeia em primeiro lugar a Josué Luiz de Castro, em segundo lugar Ernesto Vieira de Aguiar e em terceiro Joaquim Vieira Bernardes. Segundo a ordem que os nomeia, aos quais pede que sejam os fiéis cumpridores desta sua vontade, pede mais aos seus testamenteiros, que seja tudo feito de acordo e harmonia e que seu testamento seja publicado na imprensa, para que todos fiquem sabendo do seu desaparecimento, como segundo fundador [?] do nascente povoado de Itapuã que teve inicio em 1872. E por esta  forma disse o testador, havia pois feito a sua última disposição a qual queria valesse como testamento ou codicilo, que por este revoga qualquer outro anteriormente feito.
E depois de ser por mim lido, achando conforme o havia ditado e outorgado, assinou com as testemunhas a tudo presentes.
Francisco Pinto da Costa
Lydia da Silveira Nunes
Francisco Feula
Alvim Cezar de Menezes
Vicente Gomes de Oliveira
Residentes neste distrito, reconhecidos pelos próprios do escrivão e de mim ajudante Adalgysa Duarte Goulart.
Escrivão: Luiz José Goulart. "


BENEFICIADOS NO TESTAMENTO:
1-Vicentina Silveira da Luz(filha)
2-Maria Joaquina  da Silveira( filha)
3-Josué Silveira da Luz Neto( neto)
4- José Luiz da Luz( neto)
5-  Jovelino da Luz Aguiar( neto)
6-  Fausto Luiz da Luz( neto)
7-  Maria Luiza de Barcellos( neta)
8- Josué Silveira da Luz Sobrinho( sobrinho)
9- Odete Silveira de Aguiar(sobrinha) casada com Jovelino da Luz Aguiar
10-Celina Silveira da Luz( sobrinha)
11-Antonio Soares de Souza e sua esposa( compadres)
12-Francisco José Emílio
13-Manuela ( filha de criação?) e a José Silveira e esposa
14-Israel Nunes da Silva( empregado)
15-Asilo Santa Tereza

Josué Silveira foi homenageado com fundador do atual cemitério de Itapuã, em 1885.
Placa em homenagem ao Cel. Josué Silveira- cemitério de Itapuã



Informações retiradas do inventário de Josué Silveira da Luz- processo nº.:38, maço:2- Provedoria- Viamão-1921- Inventariante: Ernesto Vieira de Aguiar

Um comentário:

  1. Incrível!!!! O testamento de Josué Silveira da Luz foi realizado na cartório de Itapuã sendo escrivão meu avô Luiz José Goulart e ajudante, minha avó Adalgysa Duarte Goulart. Elzita Goulart

    ResponderExcluir